Os opositores à ditadura militar no Brasil eram tratados com violência, muitas vezes sendo torturados para confessarem seus aliados, suas intenções e planos. Essas pessoas não tinham o direito, portanto, de liberdade de expressão e cabia a eles esperar até o dia em que os militares os achariam e torturariam até, provavelmente, a sua morte. Para escapar da censura, os artistas opositores, usavam suas músicas para mostrar à população a falta de cidadania presente na ditadura, e por isso, tinham de mudar de nome constantemente para não serem achados pelos militares.
A Guerrilha do Araguaia foi uma das guerrilhas que aconteceram durante a época da ditadura no Brasil, ela foi criada pelo PC do B (Partido Comunista do Brasil). Os objetivos principais da Guerrilha eram derrubar o governo militar e estabelecer no Brasil um governo comunista, baseado na China e em Cuba. O grupo era formado basicamente por ex-universitários e profissionais liberais, e de 80 participantes, menos de 20 sobreviveram. Os guerrilheiros eram mortos durante as batalhas na selva ou executados após sua prisão.
A atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi torturada e presa durante o período de ditadura pois participava de grupos opositores. Outros políticos que lutaram contra o regime militar foram Marina e Serra.
A Polop (Organização Revolucionária Marxista Política Operária) foi uma organização brasileira de esquerda que deu origem a várias outras organizações, como o POC. Essa organização foi criada antes do início da ditadura militar, mas a partir de 1964 começou a organizar guerrilhas. A guerrilha organizada pela Polop foi descoberta ainda na sua fase de planejamento, mas deu origem à Guerrilha de Caparaó.
Resumindo, os opositores ao regime militar no Brasil, não eram apenas políticos, mas também grande parte da população e organizações, que lutavam pelos seus direitos frente a frente. Viam seus aliados morrerem nas mãos de militares, viam familiares sendo torturados e, muitas vezes por causa disso, lutavam pelos direitos de expressão que os outros não tiveram.
Kim Tsujita.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha_do_Araguaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário