segunda-feira, 9 de junho de 2014

Os inocentes da ditadura

        Todos pensam nos prejuízos que a ditadura trouxe a vida da população civil. Porém uma importante parte da população nativa sofreu, com os abusos e repressões nesse período no Brasil. Os índios sofreram, e muito, com essa repressão principalmente na parte territorial e populacional.
         O governo brasileiro na ditadura arrancou a força às terras indianas com o objetivo de ter a segurança que o ‘socialismo’ não iria se espalhar e principalmente a construção de estradas e ferrovias, ou seja, a expansão do capitalismo.
        Os índios pagaram o preço de serem resistentes com a própria vida. A comissão da verdade suspeita que em 1970, mais de 8 mil índios foram mortos para a construção de estradas na Amazônia. Tribos como a Waimiri-Atropoari habitavam uma área em que o governo quis construir a rodovia Manaus-Boa Vista, perderam mais de 75% de sua população total. Outras como os ‘Panará’ que tinham 450 de índios ao total, após haver um massacre na terra deles para a construção da rodovia Cuiabá-Santarém, só sobraram 75 em menos de dois anos.
      Todas essas agressões aos índios estão sendo apurados por um núcleo da Comissão da Verdade dirigida pela psicóloga Maria Rita Kehl, mas o pior é que os abusos dos direitos dos índios estão longe de acabar no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário