quarta-feira, 11 de junho de 2014

Resenha de do filme A Onda

     O filme "A Onda" tem como o protagonista Reiner que trabalha em uma que escola está oferecendo alguns cursos de uma semana e Rainer ministra o de autocracia, após o professor do outro curso, o de anarquismo, que Rainer preferia, recusar-se a trocar de matéria. Seus alunos, parte da terceira geração após a Segunda Guerra Mundial,1 não acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna, então Rainer começa um experimento para mostrar o quão fácil é manipular as massas.
      
         Os alunos caíram de cabeça na ideia do professor, pois todos começaram a se sentir importantes tendo um verdadeiro sentido nas suas vidas, chegando a até mesmo se dedicar totalmente. O filme mostra o quão perigoso pode ser uma ideologia autocrática; o personagem Tim, por exemplo, era um  cara que não tinha nenhuma perspectiva de vida, era ridicularizador constantemente e graças ao projeto do professor ele se tornou parte de um grupo, A Onda acaba tomando proporções grandes demais e as coisas fogem do controle a tal ponto de Tim se suicidar e o professor ser preso.

    A Onda nos mostra como o as pessoas conseguem ser facilmente influenciadas por ideologias autoritárias, como nazismo, e no caso do filme é o fascismo, e que por causa disso temos que ter cuidado com essas ideologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário