segunda-feira, 9 de junho de 2014

Censura na ditadura militar

  Se procurarmos a definição de censura veremos que  ela é sinônimo repreensão ou reprimenda. Além disso, a censura é uma conhecida forma de restrição da liberdade e do conhecimento, normalmente exercida por um regime ditatorial.

            No momento que a ditadura começou já houve uma censura, porém foi com o Ato Institucional Número 5 (AI-5), que entrou em vigor em 1968, que a censura chegou ao seu ápice censurando todos os veículos de comunicação sendo que quem fosse contra desaparecia, era preso, torturado ou exilado. O meio mais afetado foi Música Popular Brasileira, pois era considerada pelo Estado como algo prejudicial à população, ofensiva às leis, à moral e aos costumes. A música tem uma capacidade de propagar ideias através do subconsciente das pessoas e foi justamente isso que chamou a atenção do censores em relação aos compositores muitas vezes as músicas eram barradas apenas pelo título. Foram vetados ou recolhidos e algumas canções permaneceram desconhecidas do público, para os compositores escaparem disso eles escreviam músicas com duplo sentido como Cálice de Chico Buarque que sonoramente se parece com cale-se.
           Em 1978 o AI-parou de ter efeito e a ditadura enfraqueceu, dando início a um lento processo de redemocratização que só se concluiria com o Diretas Já, campanha para reivindicar as eleições presidenciais diretas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário