sexta-feira, 14 de março de 2014

Você já se perguntou quanto é uma descarga elétrica de um raio?

Chega o verão, época do ano onde acontecem as maiores chuvas, e escutamos raios atrás de raios. mas como se formam os raios e qual a intensidade deles?

Para sabermos a força da descarga elétrica de um raio precisamos entender como surge um raio.
Como Valter Luís Libero citou em seu artigo ''O maravilhoso espetáculo dos raios'' os raios são descargas elétricas originadas pelo acumulo de cargas opostas entre duas regiões da atmosfera. O fluxo de carga pode ocorrer de uma nuvem para outra, da nuvem para a superfície terrestre, ou de uma estrutura metalica alta para uma nuvem (bem mais incomum).
 A maior parte dos raios caem nos oceanos e mares, porem a incidência de raios no meio urbano vem aumentando devido a poluição e fatores externos.Algumas regiões do planeta tem tendencia para formação de descargas elétricas, dando origem á raios, que é o caso do Brasil. O brasil é o pais que tem o maior numero de chuvas de raios por todo o país. 
Valter Luís Libero ainda diz nesse mesmo artigo que a tensão eletrica de de um raio é um milhão de vezes maior que as voltagens comuns de uma casa (110 volts), que sua corrente elétrica é 2000 vezes maior que 50 amperes (uma corrente padrão). essa processo dura entorno de um segundo e tem uma energia resultante de cerca 300kwh que equivale a uma lampada de 100w ligada por 4 meses.

Concluímos que um raio é um fenômeno da natureza, espetacular e com muita energia envolvida em pouco tempo. O raio tem fator decisivo na vida na terra como conhecemos.

Referencias:
O maravilhoso espetáculo dos raios- Valter Luís Libero

Nenhum comentário:

Postar um comentário