Censura- Ditadura Militar
A censura nada mais é que um exame critico de obras, sejam ela artísticas ou literárias.Isso foi um jeito do governo militar limitar a circulação de ideias opostas ao regime.
Ela esteve muito presente durante esses 21 anos Os textos eram fiscalizados com antecedência, sendo encaminhados ao órgão competente, ou então através de agentes que se instalavam nas dependências dos jornais. Já os textos artísticos eram todos encaminhados ao órgão da censura, fossem da literatura, do teatro ou da música.
Muitos artistas e intelectuais tentavam resistir a censura.por meio de movimentos contra o autoritarismo porem quanto mais resistiam mais eram perseguidos ameaçados e alguns até torturados, forçando os que não foram torturados se exilarem do pais com medo de maiores represálias.
Esse movimentos contra o autoritarismo vinham de varias formas: nos jornais por exemplo paginas inteiras, e ás vezes primeiras paginas todas em branco, para demonstrar que as matérias que ocupariam as paginas foram censuradas
Na musica essa resistência era pelo uso de ideias opostas nas letras de musicas.Alguns compositores viraram ícones nessa resistência Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque dentre outros
No dia 3 de agosto comemora-se a extinção da censura no Brasil, de acordo com a Constituição Brasileira de 1988, votada através da Assembleia Constituinte, nesta data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário