sexta-feira, 14 de março de 2014

Eletricidade Estática


Letícia Micelli, Kim Tsujita, Eduarda Eiko, Yasmin Hammoud, Rafaela Abdala e Isabella Okumura


Eletricidade estática é um excesso ou falta de elétrons em um corpo ou local. Quando isto ocorre podemos dizer que o corpo ou local esta carregado. (Positivamente - Falta de eletrons, e Negativamente - excesso de eletrons) Sendo que esta carga fica armazenada e em determinada oportunidade migra para outro corpo ou local, tentando manter seu equilíbrio eletrico.
                O Electroscópio é um instrumento elétrico que indica a carga eléctrica, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. Os eletroscópios mais comuns são o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas. O pendulo eletrostático é formado por um suporte, uma base isolada que não conduz corrente elétrica e por um fio de seda com uma esfera metálica pendurada, ja o eletroscópio de folhas é composto por uma garrafa transparente isolante, fechada por uma rolha igualmente isolante. Na parte de cima, uma esfera metálica. No interior, duas finíssimas folhas metálicas, de ouro ou de alumínio. 
              Existem soluções contra os efeitos da eletrostática impedindo sua ocorrência. As soluções em geral são simples e de custo reduzido, permitindo um efetivo ganho de confiabilidade em processos de manutenção, operação e armazenagem de equipamentos e componentes. As principais técnicas são: Aterramento, Pulseira Anti-Estática e Manta Dissipativa.


Fontes:
http://www.hardware.com.br/artigos/eletricidade-estatica/
http://macao.communications.museum/por/exhibition/secondfloor/moreinfo/2_3_8_StaticElectricity.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroscópio

Nenhum comentário:

Postar um comentário